sábado, 18 de maio de 2024

SETOR DE COMBATE A ENDEMIAS REALIZA MUTIRÃO DE LIMPEZA

Secretaria Municipal de Saúde

Em Serra Nova Dourada, os agentes de combate a endemias têm realizado um trabalho fundamental para a saúde pública. Com dedicação e comprometimento, esses profissionais atuam na prevenção e controle de doenças transmitidas por vetores como mosquitos, carrapatos e barbeiros.

Os agentes de combate a endemias têm sido responsáveis por ações como a identificação e eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. Além disso, esses profissionais realizam o monitoramento e controle de outras doenças, como a leishmaniose e a febre maculosa.

Os agentes percorrem as ruas da cidade para inspecionar casas, terrenos baldios e locais públicos em busca de possíveis focos de reprodução do mosquito transmissor. Além disso, realizam ações de conscientização junto à população, alertando sobre os riscos dessas doenças e ensinando medidas de prevenção.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, os resultados são positivos. O número de casos de dengue, por exemplo, teve uma redução significativa em relação ao ano anterior. Isso é resultado do trabalho constante da equipe de agentes de combate a endemias, que tem conseguido controlar a proliferação do mosquito transmissor.

Os agentes de combate a endemias são verdadeiros heróis que, muitas vezes, trabalham anonimamente em prol da saúde da população. É importante que a sociedade reconheça o valor desse trabalho e colabore com as ações de prevenção.